Enquanto pesquisava o código fonte do %IO.ServerSocket para escrever os posts anteriores (sobre sockets e ServerSockets criando processos), me deparei com algo inusitado, para dizer o mínimo.
O método ListenJob
da classe %IO.ServerSocket tem como sexto parâmetro pForeground
, um valor booleano cujo padrão é zero (0 - falso em Caché). A documentação deste método nem menciona este parâmetro. Pelo nome do parâmetro, tem-se a idéia de que poderíamos controlar os processos filhos que o método cria, deixando que eles rodassem em background ou não, ou ainda, se o próprio método rodaria em background ou não.
Bem, depois de fazer alguns testes, vi que o comportamento do método não mudava, apesar de alterar este parâmetro. Resolvi ver o código fonte da classe, e para minha surpresa, esse parâmetro NÃO É USADO EM LUGAR ALGUM. Sim, ele está lá declarado na assinatura do método, e em mais nenhum lugar.
Tabajarice, pensei...
Bem, resolvi dar uma chance, e verificar as possibilidades que levaram a tal fato.
Primeira teoria: esta classe deveria ser usada em versões antigas, e pra manter a compatibilidade, deixaram a assinatura do jeito que estava. Status da teoria: inválida. Aqui na documentação da versão 5.0, NEM EXISTE essa classe...
Segunda teoria: na versão mais nova, devem usar pra alguma coisa. Status da teoria: altamente improvável. Não tenho a versão 2007.1 instalada aqui, então não tenho como ver o fonte, mas pela documentação desta versão, não encontrei mudança nenhuma na classe.
Última teoria: alguém simplesmente esqueceu o pobre coitado do parâmetro ali, deixado sozinho e sem utilidade. Status da teoria: é a que eu aceito atualmente.
Só para constar, eu uso a versão 5.2, portanto geralmente quando posto links para a documentação, é para esta versão. Assim, nos posts anteriores sobre sockets, os links todos apontam para a 5.2, apesar de que pelo menos naquelas classes, eu olhei a documentação da 2007.1 e não vi diferença.
Certas coisas que eu vejo... ¬¬
terça-feira, 24 de julho de 2007
O parâmetro esquecido
Postado por
Andarilho
às
07:20
Marcadores: caché, pepinos e tabajarices, sockets
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário