Só pra contextualizar: aqui eu trabalho (também) com a plataforma de integração Ensemble, que por sua vez é construída em cima do BD Caché.
Copiando de um post que fiz no fórum da Intersystems (a criadora das duas ferramentas acima citadas), alguns dos (muitos) problemas:
/****************************
Bem, não vou afirmar nada quanto a parte de gerenciamente de dados do Caché, pois Banco de Dados não é a minha área de atuação/pesquisa, nem fiz testes relevantes a esse respeito. Mas quanto a outras questões, vou colocar alguns pontos aqui.
Primeiro estou me baseando na versão que utilizo, a versão do Caché que vem junto ao Ensemble 4, creio que seja a versão 5 alguma coisa XD
Quanto a parte de documentação, já vi piores (as inexistentes, por exemplo). Mas a documentação da Intersystems está muuuuito longe do nível das documentações da Sun com o Java, por exemplo, ou no âmbito de BDs, da Oracle. A documentação além de ser fraca, é estruturada de maneira confusa, e parece que os técnicos não dão muita manutenção nos documentos.
Só pra citar um exemplo, nesta versão que utilizo, os webservices têm opção de implementação de segurança, possivelmente a parte ws-security do stack ws-*. Possivelmente, você pergunta? Sim, porque não encontrei nada nas referências, nem nos tutoriais, só na listagem de classes (que não diz nada e que por sinal, é horrível - por favor, inspirem-se nos javadocs da sun e cia) [EDIT: pra quem não sabe, a listagem de classes do Caché é uma espécie de 'javadoc'], e creio que implemente o ws-security por causa das mensagens de erro que ele joga, quando não utilizo nenhum esquema de segurança (como era padrão na versão anterior).
Anteriormente [em outro post no fórum] foi citada a migração de ferramentas de administração do Caché para a web, como o Sql Manager. Posso dizer que apesar da roupagem nova, com interface web, as funcionalidades continuaram praticamente as mesmas. Ou seja, na minha opinião, piorou, já que a interface web é mais lenta e exige mais hardware, só pra ter uma interface bonitinha (e nem tão mais funcional que a antiga). Do ponto de vista de desenvolvedor, piorou. Se eu fosse usuário comum, talvez a opinião fosse outra.
Concluindo, como banco de dados, não tive problemas com o Caché, apesar de não usá-lo extensivamente com esse fim. A performance foi boa, mas no volume de dados com que trabalho, isso já é esperado de qualquer BD decente. Agora afirmar que ele tem performance semelhante a outros bancos, é no mínimo ingênuo, sem um trabalho muito grande de comparação, com uma metodologia bem definida e parâmetros claros. Neste sentido, nunca vi trabalho nenhum, e se alguém souber de algum, por favor, indique. Mas veja bem, quero um trabalho com metodologia clara, que eu possa simular ou replicar pra comprovar os resultados. "Papers" das empresas fabricantes normalmente passam longe disso.
Agora, o Caché como arquitetura para desenvolvimento de aplicações, deixa muito a desejar. Muito mesmo. Fora os pontos que eu citei acima, a linguagem também não ajuda. Pra uma ferramenta que se gaba de ser OO, não ter um tratamento de exceções decentes (como é o caso - try catch? pra que isso, não?), é no mínimo, decepcionante. (Ouvi dizer que isso já está sendo melhorado nas versões mais novas, mas não fui conferir.)
Terminando: como desenvolvedor, eu escolheria o Caché? Não. A ferramenta tem seus prós e contras, como outras. Mas para mim, os seus contras pesam muito mais que os prós.
************************/
Como diz o meu amigo "Cleiton", a casa caiu, mano
sexta-feira, 25 de maio de 2007
Caché - problemas
Postado por
Andarilho
às
08:38
Marcadores: caché, ensemble, pepinos e tabajarices
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
Meu caro, nos conhecemos?
Sou marcos Baô e moro no Rio.
Abraço
Acho que não, nunca fui pro Rio
Caro Andarilho, esta é a segunda vez que leio um desabafo seu sobre as ferramentas da Intersystems. É claro que respeito a sua opinião, mas lendo atentamente o seu desabafo, faço as seguintes colocações:
Sobre a performance, fique tranquilo, não existe nada mais rápido que o caché. Já fiz inúmeros testes com outros bancos. sobre o try cath (Você não vai encontrar o comando com esse nome), mas existe sim, inclusive você pode tratar e informar o usuário qual é o tipo de problema que ocorreu.
Concluindo:
O caché não é o melhor banco de dados do mundo, acho que o DB2 deve ser este banco.
Mas é um bom produto. É estável, tem ferramentas que lhe auxiliam na administração e no desenvolvimento, é um banco aberto você pode trabalhar com todas as tecnologias do mercado.
Acho que você está tendo dificuldade para aprender, por isso recomendo que faça treinamentos.
Falei..
Caro anônimo,
Como eu disse, como eu não fiz testes de performance com o banco de dados, não afirmei nem que era "o mais rápido do mercado", nem que não era. O que eu pedi é algum artigo comparativo, feito por fonte isenta, que mostrasse isso.
Eu tenho formação acadêmica, então o que eu quero dizer com artigo, é um artigo acadêmico, publicado em uma revista ou simpósio conceituado, revisado por peers, coisa desse tipo, e não artigos que qualquer um publica num site ou revista, ou mesmo num blog como este.
E bem, vi que nas versões mais novas do Caché (2007 pra frente) existe algo parecido com o try-catch. Infelizmente não são essas versões com que tenho que trabalhar. Deveria ter deixado claro no post quais versões do Caché eu tenho contato, então aqui um mea culpa. Se bem que nessa época, o 2007 era ainda novidade...
Agora, dizer que o tratamento de exceções utilizando labels e uma variável reservada "$Ztrap", como é feito nas versões antigas, se equipara a um try-catch... Só se você estiver acostumado a trabalhar com linguagens muito baixo nível, talvez um ASSEMBLY... Usar isso, numa linguagem que deveria ser Orientada a Objeto é o fim...
Enfim, reiterando mais uma vez, como no post, como Banco de Dados, o Caché não se mostrou ruim, pelo menos para mim. Agora, se é melhor ou não, isso eu não sei. Nem DBA eu sou pra afirmar alguma coisa desse gênero, especialmente se o DB2 é melhor, se o Oracle é que é o bam-bam-bam, etc...
O que eu não gostei foi de utilizá-lo como plataforma de desenvolvimento. Já disse e reitero: a linguagem com que você trabalha ali, o COS, é arcaico, cheio de idiossincrasias, e pelo meu gosto pessoal, muito ruim.
O desenvolvimento Web, por exemplo, é enfadonho com os CSPs padrão. Talvez com o Zen seja melhor, mas eu não testei ele. Também tem o EWD, que pelo que ouvi dizer, facilita muito. Neste ponto, eu deixo mesmo uma interrogação, por desconhecer os novos frameworks.
E bem, eu normalmente não tenho dificuldade para aprender, desde que haja material bom e disponível, o que não é o caso da documentação do Caché. Isso eu digo, repito e enfatizo: a documentação da Intersystems é pobre, quando existente. Neste ponto eu acho que poderia ser muito melhorado, o que contaria vários pontos pro Caché.
Quanto a fazer treinamentos, diga isso ao meu chefe, huhuhu. Eu não ligaria de fazê-los.
bom comeco
Gostaria de externar minha opinião sobre o Caché. A primeira delas é o preço do produto que não é tão em conta comparado aos BD's mais conhecidos pelo mercado. Com relação aos itens performance e segurança eu gostaria de dizer que ainda que eu desconheça em que moldes foi desenvolvida a aplicação que temos aqui no negócio, isto é, se a aplicação foi bem desenvolvida por bons programadores, a performance do Caché se demonstra ruim igualmente o é a aplicação sempre que precisamos emitir relatórios de períodos superiores a três meses. Tem relatórios que demoram uma eternidade. Talvez pela dimensão do banco que aqui foi configurado de forma estática e com hospedagem de imagem. Com relação a segurança, eu tive duas experiências traumáticas, sendo que uma delas ocorreu hoje e quase custa a minha reputação em mais de 18 anos na área de TI. Depois de um processo de compactação, a aplicação foi testada para consultas e funcionava. Só que hoje pela manhã ninguém conseguia gravar dados. A priori, foi diagnosticado problema numa tabela do banco que depois de restaurada fez com que a situação fosse normalizada, mas os prejuízos emocionais estão ainda por aqui registrados. Com as devidas vênias, eu disse ao meu fornecedor que eu não confio muito na ferramenta já que usei outras em outros tempos e nunca passei por situação similar.
Postar um comentário